Como se Tornar uma Personal Shopper

11:36

Personal Shopper é uma daquelas novas profissões que muitas pessoas ainda não ouviram falar ou aquelas que ouviram nem sabem bem o que significa.
Essencialmente esta profissional tem como função ajudar o ou a sua cliente nas suas compras de roupa, tendo como principais objetivos:

  • Encontrar as melhores peças para essa pessoa considerando as suas caraterísticas e gostos;
  •  Otimizar da melhor forma o orçamento que o cliente tem disponível;

A ideia desta ocupação surgiu depois de muitas pessoas que estavam no topo do ramo da moda começarem a vestir celebridades e a recomendar-lhes o que deviam usar.

























Foi aí então que pouco a pouco se foi percebendo que existia a necessidade de existir um serviço assim no mercado.
Atualmente esta é uma profissão já aprovada e regularizada, para a qual não é preciso formação mas existe, a qual passa desde planejamento de compras, conhecer o cliente, sugerir as melhores opções, etc… tudo isso é ensinado.
No entanto, pessoas que têm já mais experiência neste ramo e que mudaram de profissão para esta têm mais alguma credibilidade no mercado, especialmente junto dos clientes de classe mais elevada.
A maioria dos clientes vão ser da classe alta ou média-alta, especialmente no Brasil em que a diferença entre classes é tão grande mas como o mercado é imenso, isso não quer dizer que seja sempre assim.
Você tanto pode levar o seu cliente às compras na Magazine Luiza como numa boutique especializada… Tudo depende de cliente para cliente, orçamento e gostos.











O Que é Preciso…
Pontos essenciais para desempenhar esta profissão então:

  1. Formação ou experiência anterior na área de Moda;
  2. Estar sempre bem arrumada visto que isso vai ser um reflexo de si;
  3. Ser uma boa profissional, sabendo aconselhar o cliente da melhor forma;
Pode não parecer, mas requer também o seu planeamento.
Deve passar por um briefing onde você conhece as necessidades e gostos do cliente, depois elaborar um plano sobre o tempo que vai necessitar e as lojas que quer visitar, etc…
O tempo é um fator muito importante, até porque quando se está a experimentar muita roupa, acaba sempre se perdendo imenso tempo, a mulherada sabe disso.
Esta é uma forma de você aproveitar a sua paixão pela moda, vestindo os outros e também pelas compras, podendo estar a “comprar roupa com o dinheiro dos outros”.

















Normalmente este tipo de serviço é feito por pessoas independentes, mas existem também companhias organizadas que recrutam este tipo de profissional, por isso não perde nada por procurar vagas para Personal Shopper, se assim o desejar.
Já conhecia esta profissão? Ficou a perceber um pouco melhor o que era e o que fazem?
Espero que tenham gostado.

Posts sujeridos por ju margarida

3 comentários

  1. mt boas dicas, adorei essa profissao,tem mt gente que fica realmente perdida na hr de fazer compras

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Acho bem interessante essa profissão, nem todo mundo sabe fazer compras
    Big Beijos,
    Lulu
    BLOG | CANAL

    ResponderExcluir
  3. Que demais, eu iria amar trabalhar assim, amo escolher roupas, minha irmã sempre me leva para fazer compras com ela e eu escolho quase tudo pra ela, hahaha. Deve ser bem um trabalho bem prazeroso! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir